Estratégia: quando o importante é dar um passo atrás

Sai com uma Kombi ou automovel parecido, com alto-falantes, porta-a-porta vendendo seu precioso líquido em embalagem retornável. Sim, embalagem retornável. Aquela de vidro cuja referencia na memória só terá alguns "jovens" nascidos até a decada de 70. Depois disto, esqueça, você não se lembra. Vou explicar, décadas atrás, a estratégia da Coca-cola era a embalagem retornável. Porque? Por que sendo de vidro, era mais dificil a entrada no mercado de empresas "tubaineiras". Então nossas mães, recolhiam as garrafas que ficavam guardadas em casa e as levavam até o supermercado, entregavam numa área do supermercado e recebiam o valor em dinheiro/moedas/fichas e trocavam por novas garrafas cheias de refrigerante. Só se pagava o líquido.
E assim o mercado da Coca-cola e de outros poucos refrigerantes se garantia. Se você tinha comprado a garrafa, era garantia que você iria retornar e comprar outra garrafa com ela. Pois era desperdicio de dinheiro pagar pela garrafa de refrigerante e depois jogá-la fora. E inviabilizava a proliferação de novos concorrentes pelo alto custo de produção e manutenção do sistema produtivo.
Well...o tempo passa, o tempo voa e eis que com a proliferação do PET como material de embalagem, tem refrigerante de tudo quanto é nome e sabor no mercado. É sabido que no NE do país a Coca perdeu muito mercado pois ele é um refrigerante mais caro, não só por estratégia de mercado, mas porque tem um custo mais alto de produção, logística, pagamento de impostos, royalties etc e tal. O que aconteceu? Perdeu-se market-share principalmente em segmentos onde o custo influencia diretamente na compra dos produtos e a marca fica em segundo plano para bens de consumo, ou seja, o enorme mercado CD.
Isso aconteceu também com uma marca muito famosa de maionese, quando ela resolveu, para baratear os custos, mudar do vidro para o plástico. Perdeu Market-Share. Qualquer um agora pode se igualar a ela. Em tempos em que qualquer um conhece os 4 Ps do mundo do marketing. Acho que "alguens" perderem seus empregos, mas essa conversa é pra outra postagem....
Bem, mas aí é que vem a graça deste post, a Coca-cola, uma gigante e SENHORA empresa, resolveu voltar atrás e colocou de novo suas lindas e antigas garrafas de vidro, distribuidas de porta em porta (Aviso: Produtor de fundo de quintal não tente isso em casa.).
E nesse ponto eu pergunto: vale a pena descartar estratégias bem sucedidas, por causa de custo de produto? Vale a pena voltar atrás? Qual é a melhor estratégia num mundo muito louco onde todo mundo só pensa em rentabilidade e não pensa que talvez a rentabilidade atual garanta e sempre tem garantido sua sobrevivência no mercado? Seu market-share?
Fico realmente feliz que uma empresa como a Coca-cola opte por dar um passo atrás e mostrar que as vezes sua estratégia bem sucedida pode ser repensada e evoluida, e não morta e enterrada. Eu ainda não vi nada que superasse uma visão global da marca e não apenas os números do vil metal.
Uma estratégia de mercado não pode te deixar sem saída e ainda queimar as suas pontes, pois talvez você tenha que voltar por elas.
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