Porque pesquisar?


Esta tarde tive uma reunião interessante, rimos muito sobre as mazelas que as empresas sofrem por não ter pessoal qualificado em seus departamentos de marketing.


Piadas de planejadores a parte, resolvi, escrever aqui a importância da pesquisa para a eficiencia de um plano de marketing.


Primeiro, marketing não é ciência divinatória, entendam bem, marketing é a ciência do comportamento do mercado. Como toda ciência, necessita de dados para poder tomar decisões acertadas.


O que vemos no mercado hoje, são empresas que contratam agências de publicidade esperando que essas façam milagres, através de energias vibratórias de acertar seus problemas de mercado.


Nos sentimos o Mestre Gato falando para Alice.


"Ela olha para o Gato e diz assim: "Você pode me ajudar?" Ele fala: "Sim, pois não." "Para onde vai essa estrada?", pergunta ela. Ele respondeu com outra pergunta (que sempre devemos fazer): "Para onde você quer ir?". Ela disse: "Eu não sei, estou perdida." Ele, então, diz assim: "Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve."


Me digam quem é que não quer morrer de catapora quando o cliente usa o seu trabalho para descobrir o que quer? Eu desenvolvi uma apresentação para clientes aprenderem a fazer um briefing, dou a palestra de graça para quem quiser, dentro de faculdade, de empresa, colégio.. só pelo bem da sanidade mental de nosso mercado. Podem me chamar, prometo que não é jabá.


Então, o que é pesquisa? A pesquisa é essencial para não dizer obrigatória para que a ciência do marketing funcione.


Imagine uma situação hipotética (rsrsrs) onde uma empresa quer mudar toda a sua linha de embalagens, em geral para reduzir custos, ela chama o pessoal de design que bola uma embalagem maravilhosa, inovadora e que vai salvar a empresa economizando 10% do custo da produção....depois de 5 anos pagando o maquinário novo, é claro.


Vem o pessoal de vendas, acharam lindas as novas embalagens e já fazem seu novo discurso de vendas, para garantir colocar aquele produto em tudo que é canto do país.


Aí, esse mesmo pessoal de vendas, que porque "é bonitinho e fala com todo mundo" é o responsável pelo departamento de marketing. O mesmo chama a agência, e brifa sem nenhum dado concreto, sobre coisas tão supérfluas quanto: "os objetivos da empresa", "novo conceito" e "target". Baseados em pesquisa de internet e em "feeling" sempre obscuros e divinatórios, acabando seus discursos sempre com a frase: cria aí alguma coisa com o que eu te disse, que você é muito bom nisso...


Tudo pronto, o produto é lançado,sem pesquisa nenhuma, na nova embalagem e..... apesar de tudo ter sido feito com primor, houve um imprevisto (que poderia ser previsto) o consumidor rejeitou o novo produto, fazendo com que o consumidor corresse para o concorrente. 


Cairam as vendas, o market-share, 5 anos de investimento em awareness... caiu tudo... A coitada da agência foi culpada de tudo, acusados de má interpretação dos dados... Que dados? Os dados divinatórios oras! 


Em tempos de Energia, Universo e Deus, pôxa vida, eles tinham que saber!


Vou lançar aqui, o troféu "Bola de Cristal" com cases de marketing divinatório, quem tiver algo pra "desopilar" e quiser contar, pode mandar que eu posto aqui! Tudo sigiloso para não ferir vicissitudes. ;o)

Comentários

Unknown disse…
Infelizmente isso é a realidade do mercado. Já trabalhei numa distribuidora de filmes e quem dava a palavra final na key art dos rótulos de DVD era o pessoal de Vendas, e não a Diretora de Arte. Tudo porque eles "sabiam" o que o público queria. Parabéns pela postagem.
DENISE PUPPIN disse…
Gostei.

"Alice", tb apoia o desenvolvimento do meu texto. Sugiro sua leitura.
Um abs.

http://denisepuppin.blogspot.com.br/2008/07/para-vencer-timidez-mude-sua-auto.html

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