Porque pesquisar?
Esta tarde tive uma reunião interessante, rimos muito sobre as mazelas que as empresas sofrem por não ter pessoal qualificado em seus departamentos de marketing.
Piadas de planejadores a parte, resolvi, escrever aqui a importância da pesquisa para a eficiencia de um plano de marketing.
Primeiro, marketing não é ciência divinatória, entendam bem, marketing é a ciência do comportamento do mercado. Como toda ciência, necessita de dados para poder tomar decisões acertadas.
O que vemos no mercado hoje, são empresas que contratam agências de publicidade esperando que essas façam milagres, através de energias vibratórias de acertar seus problemas de mercado.
Nos sentimos o Mestre Gato falando para Alice.

Me digam quem é que não quer morrer de catapora quando o cliente usa o seu trabalho para descobrir o que quer? Eu desenvolvi uma apresentação para clientes aprenderem a fazer um briefing, dou a palestra de graça para quem quiser, dentro de faculdade, de empresa, colégio.. só pelo bem da sanidade mental de nosso mercado. Podem me chamar, prometo que não é jabá.
Então, o que é pesquisa? A pesquisa é essencial para não dizer obrigatória para que a ciência do marketing funcione.
Imagine uma situação hipotética (rsrsrs) onde uma empresa quer mudar toda a sua linha de embalagens, em geral para reduzir custos, ela chama o pessoal de design que bola uma embalagem maravilhosa, inovadora e que vai salvar a empresa economizando 10% do custo da produção....depois de 5 anos pagando o maquinário novo, é claro.
Vem o pessoal de vendas, acharam lindas as novas embalagens e já fazem seu novo discurso de vendas, para garantir colocar aquele produto em tudo que é canto do país.
Aí, esse mesmo pessoal de vendas, que porque "é bonitinho e fala com todo mundo" é o responsável pelo departamento de marketing. O mesmo chama a agência, e brifa sem nenhum dado concreto, sobre coisas tão supérfluas quanto: "os objetivos da empresa", "novo conceito" e "target". Baseados em pesquisa de internet e em "feeling" sempre obscuros e divinatórios, acabando seus discursos sempre com a frase: cria aí alguma coisa com o que eu te disse, que você é muito bom nisso...
Tudo pronto, o produto é lançado,sem pesquisa nenhuma, na nova embalagem e..... apesar de tudo ter sido feito com primor, houve um imprevisto (que poderia ser previsto) o consumidor rejeitou o novo produto, fazendo com que o consumidor corresse para o concorrente.
Cairam as vendas, o market-share, 5 anos de investimento em awareness... caiu tudo... A coitada da agência foi culpada de tudo, acusados de má interpretação dos dados... Que dados? Os dados divinatórios oras!
Em tempos de Energia, Universo e Deus, pôxa vida, eles tinham que saber!
Vou lançar aqui, o troféu "Bola de Cristal" com cases de marketing divinatório, quem tiver algo pra "desopilar" e quiser contar, pode mandar que eu posto aqui! Tudo sigiloso para não ferir vicissitudes. ;o)
Comentários
"Alice", tb apoia o desenvolvimento do meu texto. Sugiro sua leitura.
Um abs.
http://denisepuppin.blogspot.com.br/2008/07/para-vencer-timidez-mude-sua-auto.html