Quando os gurus do mkt começam a errar na dose

Saiu no Bluebus hoje: http://tinyurl.com/mwnsjp
Pois é, começou a bobagem, o cara escreveu um livro que esclarece as novas relações de compra e venda, vende muito e começa a falar bobagem.
Veja esta:

Jornalismo, midia e noticias sao palavras do século passado', diz

Chris Anderson, editor chefe da Wired e autor dos livros 'A Cauda Longa' e 'Free'.
Comento: Eu detesto essa mania da área de marketing e publicidade de neologismos constantes, como se a palavra anterior não valesse de nada.
Porque não é assim que funciona. O novo sempre vem, mas tem que vir com base na experiência do passado, senão é apenas uma pobre metáfora do passado. Ou seja, a mesma coisa, só que com palavras diferentes. E metáfora clichê, é uó, não?
Tá certo que a língua viva é uma lingua dinamica, ou seja, há 20 anos , não existia a palavra telefone-celular, e agora existe. Em italiano mesmo, no começo era telefonino e virou celulare para se adequar ao mundo, mas isso é adequação fonética, só isso.
Agora, querer que a palavra jornalismo, mídia entre outras palavras sumam do mapa é muito pra minha cabeça. Ele diz na entrevista que não pronuncia (ou usa) mais essas palavras porque não tem mais significado.
Queria ver se esse cara fosse historiador e quisesse exemplificar palavras do passado como telégrafo ou pombo-correio, ele vai querer dizer o quê? que por que isso não existe mais, essas palavras não existem ou são impronunciáveis? Tá parecendo o Prince, que virou *&KGH%$@.
É isso que acontece quando um homem começa a ter uma falsa percepção de si mesmo, ou seja, vira um arrogante de carteirinha que acha que tem o poder de mudar o imutável, que tem o poder de prever o futuro. Aliás, são as inúmeras pessoas perdidas neste admirável mundo novo que dão esse poder a ele. Se eu fosse o jornalista, nem postava essa entrevista. Mas já que postou, estamos aqui pra comentar.
Nós profissionais de marketing temos que ter dissernimento para saber o que é genialidade e o que é bullshit (sorry for my french).
Por isso eu admiro muito o Kotler, o cara é o PAPA do Marketing e continua sendo há quase 50 anos, sem por isso derrubar por terra o que existia antes. Isso sim é ser eterno. Isso sim é ser gênio.

Comentários

Postagens mais visitadas