Estratégia de iPhone na China fracassa.
Hoje li uma reportagem sobre o iPhone, coqueluche (não sei se usamos mais essa palavra, mas aí todo mundo fica sabendo minha idade logo de vez....rsrsrs) do momento no mundo da telefonia celular.
Eu aqui, não vejo muita funcionalidade interessante para o meu perfil de uso, sou mais blackberry, no entanto, não posso fechar os olhos para o que o mercado quer, afinal, vivo das vontades dos outros e não das minhas.
Pois bem, na China o iPhone é um fracasso de vendas, e sabem porquê? Por causa do mercado paralelo, que como o macarrão, deve ter nascido por lá, há uns 2 mil a.c.
Taí um estudo que não foi feito pelos marketeiros do iPhone, o estudo de Pricing, Preço. Um dos quatro Ps do marketing.
Tá lembrando daquela primeira aula na faculdade de marketing quando o professor falou as palavras Philip Kotler e 4 Ps?
Pois bem, faltaram nesta aula. E agora, estão tendo que reformular toda a estratégia para o mercado Chinês, que apesar de pantagruélico , tem a cultura da cópia arraigada nele.
A todos que lêem esse post, não se esqueçam das primeiras aulas de marketing, nunca! Apesar de quererem reinventar a roda, o PK ainda é o papa do marketing.
Assim como Einstein inventou a sua famosa equação da energia, O Philip Kotler inventou os 4 Ps. Um está para a física, como o outro para o marketing.
Se eu posso dar uma dica a todos, é que não se encantem tanto com os poderes de seu produto a ponto de esquecer das regras básicas. O mundo não mudou tanto assim.
Para quem quiser ler mais, a notícia http://tinyurl.com/yhvkhs2 (fonte Bloomberg)
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