Planejando para o Futuro da Publicidade.

Futurólogos tem mais facilidade em prever que ninguém mais vai morrer de doenças a partir de 2050 do que como ficará a a publicidade em um futuro próximo.

Eu tenho lido muito sobre isso, até para formatar um modelo de negócio para minha agência. Não posso contar detalhadamente quais são nossas estratégias, mas posso fornecer um pouco de material para quem se preocupa com isto também. Afinal eu acredito que enriquecendo o próximo, enriqueço a mim também.

A primeira vista, o negócio está realmente na Cauda Longa, cada dia mais, clientes estão dispostos a pagar por modelos únicos, exclusivos e focados em pontos nevrálgicos de seus problemas. Nenhum serviço de publicidade hoje resolve todos os problemas de uma vez só. Resolve um problema de cada vez. E isso nos leva ao seguinte dilema: como montar um modelo de agência que disponibilize todas as ferramentas de comunicação e se mantenha rentável?

Minha conclusão é que seremos estruturas enxutas, não maiores do que 50 funcionários e com profissionais multi-tarefas. Hoje, não queremos criativos que só saibam de web, ou só saibam escrever, ou só BTL, ou só offline. Não dá mais. Ou a pessoa é pau pra toda obra, ou vai virar freelancer especializado, o que também é um caminho profissional, não discuto. É o que acontece com o mercado de maquetes. Os profissionais de maquetes arquitetônicas ganham uma nota preta, estão cheios de trabalho, mas são super especializados, não é um mercado para muitos.

Uma vantagem que vejo aqui, me arriscando um pouco, é que haverá mercado de trabalho para profissionais mais experientes. Porque? Por que profissionais em inicio de carreira, são muito geração Y e muito focados em um tipo de tarefa só. E vai acabar saindo mais caro para estas novas estruturas enxutas, manter alguém que sabe pouco, faz 15 coisas (pessoais) ao mesmo tempo em que trabalha, totalmente sem comando e é muito individualista. Esse profissional provavelmente será o freelancer do futuro.

Nas agências haverá mais vagas para quem já sabe e já viveu muito, pois será mais fácil e eficiente montar rapidamente planos de comunicação customizados em cada cliente. Este último que nos dias de hoje se encontra sem tempo, sem dinheiro, mas com muita necessidade de se comunicar em meios diferenciados, de maneira segmentada e impactante.

Portanto, fiquem de olho na "Cauda Longa", lá está o futuro das agências de comunicação.

Comentários

Markantoin disse…
Essa capacidade de atender pequenas partes nessa imensa cauda longa é que vai fazer profissionais mais experientes voltarem a serem valorizados dentro das próprias agências e com espaço no mercado garantido.

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