Pular para o conteúdo principal
Longo Prazo, Planejamento e Carpe Diem
Em um mundo que corre e a percepção cada vez maior de que somos finitos, como faremos para pensar em longo prazo? No mundo do " a vida é agora" o planejador que ama o que faz tem lugar? Devemos jogar a toalha ou aprender a lidar com o limão?
Sim, somos finitos, mas preciso dizer que não há nada mais prazeroso do que um planejamento de longo prazo bem sucedido, que funciona como um relógio, tudo ao seu tempo.
Sempre me preocupo com a construção da marca, e cada vez que falo para alguém que ele terá que investir e esperar, eu sinto que esperavam que eu prometesse o milagre de Moisés. Que eu poderia abrir o mar que existe entre ele e o seu cliente em apenas uma ação, um evento, um flight publicitário.
Ninguém ganha uma guerra com apenas uma batalha. E mostrar uma batalha como prova de sucesso é no mínimo leviano. Pode-se inclusive perder a guerra.
Nós os planejadores temos a obrigação de ensinar os nossos clientes sobre o processo de construção de marca. Nada de falar aquilo que ele quer ouvir apenas para satisfazê-lo, mais uma vez, por instantes. mesmo assim devemos pensar a curto prazo para que a percepção de que a obra está acontecendo. Como quando o arquiteto chama para mostrar o azulejo da cozinha. Não tem nada de pé, mas o azulejo.... é lindo!
Portanto a solução é construir planejamentos com resultados rápidos, mas contínuos. Há um evento, temos que demonstrar resultados. Há uma promoção no supermercado de Sopé da Serra, temos que mostrar resultados. No acúmulo dessas ações pequenas construiremos nossas marcas.
Sei que é difícil, pois muitas vezes temos que inserir no masterplan pequenas ações que só servirão para tirar verba do objetivo principal. Mas faz parte. Nada de reclamar. Se tivermos objetivos claros tudo valerá a pena.
O planejador do futuro é aquele cujo limão já vem planejado.
Comentários
http://denisepuppin.blogspot.com.br/
http://denisepuppin.blogspot.com.br/