Relevância
RELEVÂNCIA: Como essa palavra se relaciona com a estratégia que você tem em mãos?
Relacionam-se como mãe e filho, um não existe sem o outro. Vimos recentemente duas estratégias darem com os burros n´água por que não consideraram esse simples fator.
Estão lembrados do Episódio dos Maconheiros da USP? E o da Rita Lee xingando os policiais em seu último show? Um observador menos atento poderia dizer que as duas coisas podem se tratar de lutas ultrapassadas e retrógradas. Loucas e sem sentido, talvez? Mas lembrem-se: uitas causas loucas e sem sentido tomaram corpo porque encontraram eco na sociedade, encontraram a sua RELEVÂNCIA. Cito aqui tantos Genocídios que a humanidade assiste e assistiu em sua história, lutas sem sentido.
As vezes a relevância é fazer piada, veja tantos virais e memes na internet, a relevância é rir do non sense, do absurdo. Cito aqui a Luiza que não lerá isso porque está no Canadá! Mas esse fenômeno é incontrolável e dá um post por si só. Portanto vou me ater a relevância deste post aqui.
O que aconteceu no caso da USP foi a total falta de pensamento estratégico para criar relevância nas revindicações antes de colocá-las no ar. Isto é o mesmo que acontece inúmeras vezes no dia a dia do estrategista. Surge uma idéia, de uma mente muitas vezes brilhante, antes mesmo de se levantar se isto é relevante para os clientes, os consumidores ou mesmo para a empresa é solicitado para que seja iniciado um plano de implantação da mesma.
Muitos produtos e serviços então partem para o mercado e falham no seu desenvolvimento, não porque são economicamente inviáveis, ou que não haja mercado para eles, mas porque ninguém levou em consideração a relevância para as pessoas fora do mundo das ideias.
Tanta idéia boa desperdiçada por não se ter pensado em criar a bendita relevância.
Não é porque é economicamente viável e que os números mostram uma capacidade de expansão e ganho de mercado que necessariamente o plano seja relevante.
Antes de analisar somente os números temos que pensar em estratégias para tornar nosso plano RELEVANTE.
Se não houver relevância não há estratégia bem sucedida. Não há glória para qualquer luta.
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