QUANDO A MÍDIA SOCIAL PODE SER UM TIRO NO PÉ
Para qualquer lugar que se olhe, lê-se notícias a respeito
de como a mídia social está mudando a maneira de pensar o marketing das
empresas.
Muda-se o direcionamento das verbas, muda-se a interação com
o cliente, e a intervenção publicitária está cada dia mais preocupada com
conteúdo.
Há uma corrida pelos departamentos de comunicação e
marketing por obtenção de conteúdo relevante e que crie um elo com seus clientes.
Hoje literalmente o modo de vida do consumidor está moldando as empresas e sua
maneira de comunicar destas últimas. O que prevíamos que iria acontecer, já é
realidade e quem não enxergou isso não vai ficar pra trás; já ficou. E se ainda
nem percebeu, vai ter que correr.
É só vermos os números:
Empresas com estratégias em mídias sociais cresceram em média 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo período. Business week - 2013
52% dos comércios encontraram clientes via facebook - SocialFish 2014
79% dos usuários de internet no Brasil (cerca de 78 milhões de pessoas) estão presentes nas mídias sociais -Emarketer
Brasil são 76 milhões de usuários na rede social, número que fica abaixo apenas dos Estados Unidos e da Índia.- Canal Tech
Facebook Brasil: 47 milhões de brasileiros/dia, o 2º do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.- Canal Tech
São ainda 100 milhões de brasileiros online, e até 2016, 80% da população brasileira (165 milhões, projeção IBGE) estará na internet. E ainda: 36% do tempo online dos brasileiros é gasto com mídias sociais. - Canal Tech: http://bit.ly/1oyCwR3
O problema, mais uma vez, é acreditar que planejamento estratégico é uma ciência esotérica, imprecisa e vaga, e que qualquer um faz sem profissionalismo. Bato sempre nesta tecla pra ver se um dia a ficha cai. É necessário contratar uma empresa ou profissional qualificado, e mais do que qualificado, com experiência em planejamento, além de experiência em comunicação e internet.
São ainda 100 milhões de brasileiros online, e até 2016, 80% da população brasileira (165 milhões, projeção IBGE) estará na internet. E ainda: 36% do tempo online dos brasileiros é gasto com mídias sociais. - Canal Tech: http://bit.ly/1oyCwR3
O problema, mais uma vez, é acreditar que planejamento estratégico é uma ciência esotérica, imprecisa e vaga, e que qualquer um faz sem profissionalismo. Bato sempre nesta tecla pra ver se um dia a ficha cai. É necessário contratar uma empresa ou profissional qualificado, e mais do que qualificado, com experiência em planejamento, além de experiência em comunicação e internet.
Não é uma questão de colocar conteúdo compartilhado e ter
uma foto bonita para mostrar, é uma questão de controle e arquitetura de marca.
E relacionados a isso temos questões de: conteúdo, linguagem, relevância e
continuidade._Todos esses tópicos são dignos de um post, e prometo que falarei
sobre isso em breve.
Abrir uma fanpage e não publicar, não interagir ou mesmo
publicar qualquer coisa, interagir errado é criar um problema a mais para a
empresa, podendo inclusive apresentar um risco para a marca.
Mídia Social é maravilhosa para se criar Awareness
(conhecimento/lembrança de marca), mas é muito importante que uma boa
estratégia leve essa marca para onde você deseja. Com uma estratégia e táticas
bem construídas, você pode obter o controle sobre a mesma de maneira bem
consistente e com verbas menores do que as usuais.
No entanto, se for jogada de maneira aleatória, sob a batuta
de pessoas criativas, porém pouco experientes na ciência do planejamento e da
estratégia, sua marca pode ser lembrada de uma maneira diferente do esperado,
fazendo com que vá para o caminho oposto ao que sua empresa deseja.
Ah, mas não é melhor assim, e depois nos adaptamos ao
mercado?
- Como assim? Essa é uma pergunta séria? Se isso passou pela sua
cabeça melhor procurar um blog de como ter sorte na loteria, ou fique rico sem
trabalhar. Saber o que o seu consumidor pensa e como ele age, é realmente uma
das grandes vantagens da Mídia Social por causa das inúmeras métricas
fornecidas. No entanto sem planejamento a correria posterior, criada por consumidores
sem controle, iniciadas a partir de meias verdades, pode ser muito grande e os
gastos enormes para reverter um processo desses alavancadas na internet, onde
não temos barreiras geográficas nem sociais e cada um entende o que quer, como
quer.
Todos os mercados podem se beneficiar de inúmeras
estratégias, B2C, B2B, B2i, inclusive o de commodities, este último, aliás, se
beneficiaria e muito, já que é o mercado que não possui diferencial nem de
preço e nem de qualidade. Mas este também é um assunto para outro post.
Não há dúvida de que ficar fora do contexto das mídias
sociais é um erro estratégico, mas que fiquem atentos todos sobre esse processo
de investimento, que embora seja ainda novidade, deve ser feito com profissionalismo, com
metas, estratégias e táticas bem definidas.
Para não errar de saída e dar um tiro no pé, chame um
profissional de planejamento que irá analisar sua situação atual e ver quais
recursos você precisa e entender até onde vc quer chegar. Vender mais? Se tornar
mais conhecido? Se destacar da concorrência? Custa menos do que se imagina e
ainda sua marca não corre riscos desnecessários.
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