QUANDO A MÍDIA SOCIAL PODE SER UM TIRO NO PÉ


Para qualquer lugar que se olhe, lê-se notícias a respeito de como a mídia social está mudando a maneira de pensar o marketing das empresas.

Muda-se o direcionamento das verbas, muda-se a interação com o cliente, e a intervenção publicitária está cada dia mais preocupada com conteúdo.

Há uma corrida pelos departamentos de comunicação e marketing por obtenção de conteúdo relevante e que crie um elo com seus clientes. Hoje literalmente o modo de vida do consumidor está moldando as empresas e sua maneira de comunicar destas últimas. O que prevíamos que iria acontecer, já é realidade e quem não enxergou isso não vai ficar pra trás; já ficou. E se ainda nem percebeu, vai ter que correr.

É só vermos os números:

Empresas com estratégias em mídias sociais cresceram em média 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo período. Business week - 2013

52% dos comércios encontraram clientes via facebook - SocialFish 2014

79% dos usuários de internet no Brasil (cerca de 78 milhões de pessoas) estão presentes nas mídias sociais -Emarketer

Brasil são 76 milhões de usuários na rede social, número que fica abaixo apenas dos Estados Unidos e da Índia.- Canal Tech
Facebook Brasil: 47 milhões de brasileiros/dia, o 2º do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.- Canal Tech

São ainda 100 milhões de brasileiros online, e até 2016, 80% da população brasileira (165 milhões, projeção IBGE) estará na internet. E ainda: 36% do tempo online dos brasileiros é gasto com mídias sociais. - 
Canal Tech: http://bit.ly/1oyCwR3


O problema, mais uma vez, é acreditar que planejamento estratégico é uma ciência esotérica, imprecisa e vaga, e que qualquer um faz sem profissionalismo. Bato sempre nesta tecla pra ver se um dia a ficha cai. É necessário contratar uma empresa ou profissional qualificado, e mais do que qualificado, com experiência em planejamento, além de experiência em comunicação e internet.

Não é uma questão de colocar conteúdo compartilhado e ter uma foto bonita para mostrar, é uma questão de controle e arquitetura de marca. E relacionados a isso temos questões de: conteúdo, linguagem, relevância e continuidade._Todos esses tópicos são dignos de um post, e prometo que falarei sobre isso em breve.

Abrir uma fanpage e não publicar, não interagir ou mesmo publicar qualquer coisa, interagir errado é criar um problema a mais para a empresa, podendo inclusive apresentar um risco para a marca.
Mídia Social é maravilhosa para se criar Awareness (conhecimento/lembrança de marca), mas é muito importante que uma boa estratégia leve essa marca para onde você deseja. Com uma estratégia e táticas bem construídas, você pode obter o controle sobre a mesma de maneira bem consistente e com verbas menores do que as usuais.

No entanto, se for jogada de maneira aleatória, sob a batuta de pessoas criativas, porém pouco experientes na ciência do planejamento e da estratégia, sua marca pode ser lembrada de uma maneira diferente do esperado, fazendo com que vá para o caminho oposto ao que sua empresa deseja.

Ah, mas não é melhor assim, e depois nos adaptamos ao mercado?
- Como assim? Essa é uma pergunta séria? Se isso passou pela sua cabeça melhor procurar um blog de como ter sorte na loteria, ou fique rico sem trabalhar. Saber o que o seu consumidor pensa e como ele age, é realmente uma das grandes vantagens da Mídia Social por causa das inúmeras métricas fornecidas. No entanto sem planejamento a correria posterior, criada por consumidores sem controle, iniciadas a partir de meias verdades, pode ser muito grande e os gastos enormes para reverter um processo desses alavancadas na internet, onde não temos barreiras geográficas nem sociais e cada um entende o que quer, como quer.

Todos os mercados podem se beneficiar de inúmeras estratégias, B2C, B2B, B2i, inclusive o de commodities, este último, aliás, se beneficiaria e muito, já que é o mercado que não possui diferencial nem de preço e nem de qualidade. Mas este também é um assunto para outro post.

Não há dúvida de que ficar fora do contexto das mídias sociais é um erro estratégico, mas que fiquem atentos todos sobre esse processo de investimento, que embora seja ainda novidade,  deve ser feito com profissionalismo, com metas, estratégias e táticas bem definidas.

Para não errar de saída e dar um tiro no pé, chame um profissional de planejamento que irá analisar sua situação atual e ver quais recursos você precisa e entender até onde vc quer chegar. Vender mais? Se tornar mais conhecido? Se destacar da concorrência? Custa menos do que se imagina e ainda sua marca não corre riscos desnecessários. 

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