A primeira vítima da internet é a mentira

Em matéria publicada na Folha Online de hoje, apareceu um acordo financeiro feito entre Marcelo Tas, jornalista e ancôra do programa televisivo da TVBandeirantes, e a Telefônica.
Por um lado temos um jornalista e outro a campeã de reclamações do Procon falando em seu twitter, seguido por mais de 18.000 pessoas, sobre produtos da Telefonica.
Na minha opinião, ninguém gosta de saber que está lendo matéria paga. Isso em mídia impressa é chamado de INFORME PUBLICITÁRIO justamente por isso. Acho antiético um jornalista de renome (ou não) dar uma notícia paga. Jornalistas são impedidos contratualmente pelas emissoras de fazer publicidade, porque seu principal atributo é a isenção da opinião, seguida por interesse na notícia e não na venda de produtos. Por isso propaganda é propaganda e jornalismo é jornalismo. Disciplinas de comunicação diferentes em essência.
O bom da internet é que ela é muito ágil, agilissima e o publico sozinho se adequa ao que ele acha correto ou não. Já há rumores de que muitos "seguidores" deixarão de segui-lo. Não querendo a desgraça alheia, eu acho isso lindo. Acho lindo esse mundo novo que está sendo criado por essa nova geração de pessoas. Não existe lei, existe o que o outro individu quer. É a democracia em estado puro. É o consumo na mão de quem consome. E hoje em dia, não tem mais como mascarar fatos, falar meias verdades para o cliente, alguém vai descobrir e postar na internet e isso pode construir ou destruir uma reputação de um produto/empresa/pessoa. Vc grava cenas com seu celular, fotografa delitos, CtrlC+CtrlV conversas.
Temos que estar preparados para deixar de ser pedra para ser vidraça!

Comentários

daniel feitosa disse…
Oi.. Professora!!!

Não acredito, esses dias falando com o Gabriel (Anhembi Morumbi - Design de Embalagens), perguntei: por onde anda a Maria Elisa Cappellano, nisso digito seu nome google!!!

Que legal!!!
Fomos seus alunos na Anhembi Morumbi, não sei se vc lembra...tudo bem?
E vc ainda tem sua agência de MKT? lembro quando vc abriu...
bjs e mande noticias..
Daniel Feitosa

Meu email é daniel@rough.com.br

Postagens mais visitadas